• Milena Coraiola

19 mitos e verdades sobre peeling que nem todo mundo conta

Atualizado: 12 de Nov de 2019



Conhecer os mitos e verdades sobre peeling é uma das melhores formas de separar a realidade dos boatos. Antes de ser farmacêutica, esteta e esteticista também já fui paciente. Hoje, entendo que não existe nada mais normal do que querer pesquisar mais a respeito antes de investir em um tratamento estético.


No caso do peeling, que é um dos procedimentos mais buscados em clínicas de estética do Brasil existe uma lista enorme de mitos e verdades. Muitos deles criados a partir de sessões de peeling que não deram resultado ou que foram feitas por profissionais despreparados.


Entendo perfeitamente que certas notícias na internet podem causar certo desconforto e insegurança sobre a eficácia do tratamento. Mas não podemos generalizar. Existem ótimos profissionais no mercado de estética e milhares de pacientes satisfeitos com os resultados obtidos.


Então, pensei sobre quais seriam as melhores formas de proteger você, leitor ou leitora do blog, de todo esse “bafafá”. A melhor alternativa que encontrei foi criar este post para te ajudar a desvendar 19 mitos e verdades sobre peeling. Vamos a eles?


1. Além do peeling facial também existe peeling corporal


Verdade. Embora muitos acreditem que o peeling só possa ser feito no rosto, o peeling corporal é uma opção para quem tem manchas no colo, nas costas ou virilha, por exemplo.


Só para você ter ideia, existe até mesmo peeling para os pés e peeling genital. Então, é importante saber que o peeling facial é só um dos tipos de peeling existentes hoje.


2. Laser, luz pulsada e microagulhamento dão os mesmos resultados que o peeling



Mito. Mesmo que também possam ser feitos na região do rosto, cada um desses tratamentos estéticos possui uma finalidade e resultados específicos.


O laser é indicado para combater o envelhecimento, clarear manchas ou promover uma depilação duradoura (no caso da depilação a laser).


A luz pulsada age sobre o pigmento da pele, seja em vasos ou em manchas. Então, é recomendada para pessoas que querem eliminar vasinhos ou manchas de pele.


Já o microagulhamento estimula a produção de colágeno, assim como o peeling, mas a diferença é que é feito com microagulhas que penetram na pele e penetram ativos.


Enquanto isso, o peeling produz o rejuvenescimento da pele por meio da esfoliação ou descamação. Além de ser eficiente para acabar com as manchas e as pequenas rugas, também ajuda a controlar a oleosidade e a acne da pele.


3. Peeling é bom para espinhas


Verdade, mesmo que este seja um dos mitos e verdades sobre peeling que mais geram discussões. No entanto, não é o melhor tratamento para o problema. O que acontece, na prática, é que o peeling é bom para disfarçar cicatrizes de acne.


No caso das espinhas, a dica é combinar o peeling com ácido retinóico e salicílico. O primeiro ajuda a combater a hiperqueratinização, controlar a oleosidade da pele e eliminar os microorganismos. Já o segundo, tem vitamina A na composição e é muito usado para esfoliação e estímulo da produção de colágeno.


4. Peeling é bom para tirar manchas


Verdade. O peeling é muito eficaz para reduzir manchas da pele decorrentes por diversos motivos como, por exemplo, alterações hormonais, exposição solar sem proteção e genética.


Ele age da seguinte forma: atinge a camada superficial, média ou profunda da pele e faz com que descame e se renove. Assim, surge uma pele novinha em folha mais clara e uniforme.


5. Peeling é limpeza de pele


Mito. As duas técnicas fazem parte do universo de beleza, mas são diferentes.


Está em dúvida sobre o que é melhor para o seu caso, entre peeling ou limpeza de pele?


A limpeza de pele funciona para remover cravos e o acúmulo de sebo nos folículos, enquanto o peeling promove uma esfoliação ou descamação para eliminar manchas e marcas de expressão. Então, basta levar em consideração o resultado que deseja obter.


6. Peeling é caro


Mito. O preço do tratamento de peeling varia de acordo com a técnica utilizada e do objetivo a ser alcançado.


Em geral, os tipos de peeling mais baratos são peeling de cristal e peeling de diamante. O peeling químico também não costuma passar de R$ 300,00 por sessão, mas depende da profundidade da pele a ser atingida. Já o peeling com laser, que proporciona resultados rápidos, pode custar até R$ 4 mil reais, mas o preço também varia de clínica para clínica.


7. Peeling faz mal


Mito. O peeling só vai causar danos à saúde do paciente se for feito por um profissional despreparado ou se não forem tomados os devidos cuidados para proteger a pele após o tratamento.


8. Peeling trata o melasma


Verdade. Como o peeling é um procedimento químico que promove a renovação da pele torna a cútis mais jovem e com coloração mais uniforme. Assim, pode amenizar as manchas do melasma.


Mas é importante ter cuidado ao escolher o tipo de peeling para combater o problema. Os mais indicados são os superficiais, visto que os mais profundos podem causar efeito rebote.


9. Peeling ameniza as olheiras


Verdade. O procedimento auxilia na eliminação do pigmento concentrado. Então, quando feito na região do rosto pode clarear as áreas escuras como as olheiras.


10. Qualquer pessoa pode fazer peeling


Mito. Afinal, assim como outros tratamentos estéticos o peeling também tem algumas contra-indicações. Pessoas que têm herpes, infecções locais, gestantes ou pacientes com imunodeficiência não podem ser submetidas ao procedimento.


11. Quando faz peeling a pele fica vermelha


Verdade. Após uma sessão de peeling a pele tende a ficar avermelhada, com um pouco de ardência e sensível. Para amenizá-los é só fazer compressas frias com chá de camomila sobre a área tratada ou utilizar produtos home care específicos para isso.


12. Quando o peeling não descama é porque não foi bem feito


Mito. A dúvida sobre quando o peeling começa a descamar é comum à maioria das pessoas que optam pelo procedimento. No entanto, a verdade é que nem todo peeling descama. Alguns esfoliantes químicos promovem descamação dois dias após o tratamento e outros não.


13. Quem faz peeling pode beber


Verdade. Porém, é importante lembrar que no caso da ingestão de bebidas alcoólicas a reserva de água do corpo é afetada. Com isso, perdemos água e a pele diminui o viço. Então, de modo gradual o álcool leva ao ressecamento da pele.


14. Quem faz peeling pode fazer micropigmentação


Mito. Não é indicado fazer peeling químico antes da micropigmentação. Como a pele pode descamar, é preciso aguardar de 30 a 90 dias para que ela possa se regenerar e receber um próximo procedimento.


15. Quem faz peeling pode tomar sol


Mito. Como a pele estará sensível após o tratamento, a recomendação é que se evite a exposição ao solar por pelo menos 10 dias.


O uso do protetor solar é indispensável como um cuidado pós-peeling, seja em dias ensolarados ou em dias nublados. O mesmo vale para ambientes fechados.


16. Quem faz peeling pode usar maquiagem




Verdade, mas se puder evitar é melhor. Afinal, o peeling deixa a pele sensível durante alguns dias. Então, o ideal mesmo é proteger, tratar e hidratar a pele e esperar a descamação cessar.


17. Quem fez peeling pode malhar


Depende da profundidade do peeling. No caso do peeling superficial, a recomendação é que se evite atividade física até que a descamação termine.


18. Só se pode fazer peeling no inverno


Mito. Entre mitos e verdades sobre peeling este é um dos mais conhecidos. O que acontece, na realidade, é que o peeling é mais indicado durante o inverno porque é o período do ano com menor incidência solar. Uma condição perfeita já que a pele fica sensível à luz.


Contudo, a verdade é que o procedimento pode ser realizado a qualquer época desde que sejam tomadas todas as medidas de proteção necessárias para a recuperação da pele.


19. Falar sobre mitos e verdades sobre peeling traz mais segurança para quem faz


Verdade. Brincadeira à parte, quanto mais informações você tiver sobre o tratamento estético mais confiança e segurança vai sentir. Concorda? Pois bem, fiz este post com a intenção de ajudar a desvendar parte delas. Espero ter conseguido alcançar esse objetivo.


De qualquer forma, se ficar com qualquer dúvida em relação aos mitos e verdades sobre peeling fique à vontade para enviar sua pergunta por WhatsApp ou aqui nos comentários que respondo assim que for possível!

0 visualização

Rua Francisco Ader 98, Capão Raso, Curitiba - PR

  • Facebook Clinica Belle´s
  • Instagram Belle´s