• Milena Coraiola

É possível perder gordura localizada em pouco tempo?



Sabe quando você se olha no espelho e gosta do que vê, mas fica um pouco incomodada com os famosos pneuzinhos e dobrinhas a mais? Então, não se sinta sozinha. Milhares de pessoas em todo o mundo passam pela mesma situação. Mas a boa notícia é que é possível perder gordura localizada sim. Afinal, ela nada mais é do que um acúmulo de energia.


Pode parecer estranho dizer que a gordura é energia, mas no post de hoje você vai entender como acontece esse acúmulo de gostosura e as principais causas para isso ocorrer. Também vai poder esclarecer dúvidas sobre como se livrar da gordura localizada, caso sinta essa necessidade.


O que posso garantir desde já é que está prestes a mudar de visão sobre o assunto. E, assim, deixar para trás os problemas de autoestima e até coisas que deixa de fazer ou roupas que deixa de usar por causa dela. Fique por dentro!


O que é gordura localizada?


Como comentei brevemente, a gordura localizada nada mais é do que um acúmulo de energia que não gastamos. Uma reserva energética formada pelos alimentos que consumimos e não queimamos.


É uma reação do nosso próprio corpo, que tem medo de que possa faltar energia e, por isso, começa a armazenar essas gorduras para nos proteger. Assim sendo, ela pode se formar em regiões específicas, dependendo de uma série de fatores como genética e estilo de vida de cada pessoa.


Os homens geralmente acumulam esses estoques de gordura na região do abdômen, já as mulheres nas coxas e flancos. Mas a gordura localizada também pode aparecer na barriga, costas, glúteos e quadril. Áreas difíceis de serem exercitadas sem que sejam feitos exercícios físicos específicos para elas.


Quais as causas da gordura localizada?


Para facilitar o seu entendimento sobre as causas da gordura localizada, listo a seguir os principais vilões responsáveis pelo acúmulo dessa reserva de energia:


1. Consumo de alimentos com baixo valor nutricional e pouca gordura


Como já é de se esperar, uma alimentação não balanceada é uma das principais causas da gordura localizada. Por isso, o melhor a ser feito é consultar um nutricionista e evitar alimentos com alto teor de açúcar, carboidratos e sódio como doces, massas, processados e refrigerantes.


Agora, engana-se quem pensa que ao parar de comer gordura é possível perder gordura localizada. Afinal, nem toda gordura é ruim.


Já existem pesquisas que revelam que mulheres que seguem uma dieta de 1.600 calorias rica em gorduras monoinsaturadas têm redução de ⅓ da gordura abdominal em um mês. Alguns exemplos de alimentos ricos neste tipo de macronutriente são: abacate, azeite e oleaginosas. Que tal inseri-los ao cardápio do dia?


2. Consumo de refrigerante diet


Já trocou refrigerante comum por refrigerante diet para tentar reduzir o consumo de açúcar?


Então, atenção…


Segundo um estudo publicado no periódico americano Obesity pessoas que fazem esse tipo de troca tendem a ter mais gordura abdominal porque acham que podem compensar as calorias da bebida ao preparar pratos mais calóricos. Faz sentido, né?


3. Depressão


Outra causa da gordura localizada e, em especial, gordura abdominal, que pouca gente sabe está relacionada a sintomas depressivos. É o que mostra um estudo feito pela Rush University Medical Center, nos Estados Unidos.


A pesquisa indicou que mulheres com sintomas depressivos têm mais chances de apresentar um estoque de gordura mais predominante. O motivo mais provável para isso é que a depressão muda os hábitos de alimentação e reduz a frequência da atividade física.


Então, movimente-se sempre que puder, por mais que nem sempre esteja em seus melhores dias.


4. Desequilíbrio metabólico


Outra causa da gordura localizada está associada a um desequilíbrio que deixa o metabolismo mais lento. O que acontece, por exemplo, para pessoas que ganham peso mesmo mantendo uma alimentação saudável e evitando o sedentarismo.


O problema pode ser causado por diabetes, estresse, mudanças hormonais, problemas na tireoide, entre outros fatores. A queima de gordura é menor e, assim, se acumula mais.


5. Falta de magnésio


Além de regular os níveis de açúcar e insulina no corpo, o mineral controla ainda várias outras funções do organismo. Pode ser encontrado tanto em vegetais com folhas como em banana e soja.


6. Sedentarismo


Por mais que pareça repetitivo ouvir que o sedentarismo causa o acúmulo de gordura localizada, sim, é verdade. Então, procure sempre se exercitar ou se movimentar como precisa para que seu corpo se habitue a ter um alto gasto energético.


Assim, menores quantidades de comidas consumidas ficam estocadas em forma de gordura na barriga, coxas e quadril.


7. Uso de roupas muito apertadas



Como prejudicam a circulação sanguínea e a drenagem da gordura localizada, roupas, calcinhas e sutiãs muito apertados podem acabar por deformar o corpo. E, com isso, evidenciar a gordurinha localizada.


Um exemplo de roupa apertada que acabou prejudicando o corpo de muitas mulheres é a calça de cintura baixa. Famosa há um tempo atrás, foi usada por tanto tempo que acabou evidenciando os flancos e marcando a região até mesmo quando a roupa é tirada.


Como queimar a gordura localizada


Descobrir como queimar gordura localizada pode não parecer fácil em um primeiro momento, mas tenho algumas dicas para te ajudar a alcançar seu objetivo.


Basicamente existem três alternativas para queimar gordura localizada: mantendo uma alimentação saudável, praticando exercícios físicos ou recorrendo a tratamentos estéticos específicos para esse fim.


Vou comentar sobre cada um deles a seguir para que possa saber mais sobre as soluções que tem em mãos para acabar com as gordurinhas a mais, caso queira.


Como perder gordura localizada com uma alimentação saudável


Confira algumas medidas alimentares que, em geral, ajudam a prevenir o acúmulo de gordura localizada:

  • consumir menos massas e pães de farinha branca, além de carboidratos, doces, frituras, industrializados e refrigerantes com açúcar;

  • reduzir o consumo de gorduras e açúcares refinados.

É importante lembrar que essas são apenas recomendações comuns para quem deseja perder gordura localizada. Não descarta a consulta a um nutricionista especializado, que é o profissional mais indicado para elaborar um cardápio adaptado para o seu corpo e objetivo.


Exercícios físicos que ajudam a queimar gordura localizada


Praticar exercícios físicos pode parecer chato se você leva uma vida mais sedentária, mas é de grande ajuda se quer mesmo saber se é possível perder gordura localizada.


Além de ajudar a aumentar o metabolismo, essas atividades aumentam também o gasto calórico, reduzindo, assim, o acúmulo de gorduras corporais.


Agora, veja algumas dicas de exercícios que ajudam a trabalhar as regiões onde a gordura localizada pode ser mais incômoda:

  • para perder barriga e flancos, os músculos da região abdominal devem ser fortalecidos, então, abdominais são grandes aliados;

  • para diminuir a gordura da cintura, lutas como boxe e muay thai são bem-vindas, pois movimentam o tronco e definem a região;

  • para o culote, as pedidas são o aparelho de musculação cadeira abdutora e step para trabalhar a musculatura dos glúteos;

  • para a parte interna das coxas, cadeira adutora, agachamento e legpress;

  • já para as costas, pulley frente e remada sentada para fortalecer os músculos.


É possível perder gordura localizada com tratamento estético?


Como, muitas vezes, dieta e exercícios físicos não são suficientes para combater o acúmulo de tecido adiposo é possível recorrer a tratamentos estéticos específicos para ter resultados mais rápidos. Então, respondendo a pergunta: sim, é possível perder gordura localizada em clínicas como a Belle’s Estética e Laser.


Selecionei algumas recomendações de procedimentos para queimar gordura localizada que podem ser úteis neste caso:


Eletrolipólise


A eletrolipólise (eletrolipoforese) consiste na aplicação de microcorrentes de baixa frequência junto à pele para destruir e favorecer a eliminação de adipócitos e lipídios acumulados.


Massagem turbinada


Também conhecida como massagem pró-detox, a massagem turbinada é como uma massagem modeladora que usa ventosas para modelar o corpo.


É um tratamento complementar para gordura localizada, ela ativa a circulação sanguínea e aumenta a oxigenação das células. Melhora o funcionamento do intestino e também diminui a retenção de líquidos.


Mesoterapia


Com origem francesa, a mesoterapia é um procedimento pouco invasivo que introduz substâncias por meio de injeções na pele para drenar e melhorar seu aspecto.


Radiofrequência


Com efeitos duradouros, a radiofrequência é recomendada para quem deseja combater a flacidez do corpo. Mas também é eficaz para queimar gordura localizada e celulite.


Eleva a temperatura da pele e da camada de gordura e faz com que o colágeno se contraia e seja estimulado, assim como a elastina. Então, a pele ganha mais firmeza e sustentação e estimula redução da gordura.


Ultrassom


Eficaz para o tratamento de gordura localizada, celulite e pré e pós-operatório de cirurgia plástica, o ultrassom produz três efeitos: mecânico, térmico e químico. Com alta potência, consegue penetrar 15 mm na pele e comprimir as células adiposas, fazendo com que elas se quebrem.


Como escolher o procedimento mais indicado para o seu caso


Se deseja fazer um tratamento estético para reduzir a gordura localizada é importante saber que a escolha do melhor procedimento vai depender de vários fatores, como estilo de vida do paciente, condições genéticas, quantidade de tecido adiposo, regiões onde a gordura se acumula, características da pele, grau de flacidez, entre outros.


Por isso, procure sempre uma clínica de estética que faça uma avaliação presencial para conhecer as melhores possibilidades para o seu caso. É a melhor solução para alinhar expectativas e tirar todas as suas dúvidas sobre o que é melhor para você.


Gostou deste post? Então, aproveite para compartilhar com as amigas que também querem saber se é possível perder gordura localizada e como conseguir resultados duradouros. Todas saem ganhando!

73 visualizações

Rua Francisco Ader 98, Capão Raso, Curitiba - PR

  • Facebook Clinica Belle´s
  • Instagram Belle´s