• Milena Coraiola

O que fazer para deixar os cabelos saudáveis, além do shampoo e condicionador?

Atualizado: Abr 15



Ter um cabelo saudável e brilhante é um desejo que não escolhe comprimento, cor dos fios, corte ou estilo: quase todo mundo quer. Se você passa horas pesquisando o que fazer para deixar os cabelos saudáveis e ainda não conseguiu o resultado esperado, continue nest post que tenho algumas dicas.


É importante lembrar que além da exposição ao sol e à poluição, existem outros fatores que podem enfraquecer os fios. Lavar em excesso, tomar banho com água quente e até mesmo passar as mãos nos cabelos são hábitos que podem prejudicar a saúde capilar.


Porém, com alguns cuidados é possível reverter os danos causados ao longo do tempo.


Quer saber o que fazer para deixar os cabelos saudáveis além do shampoo e condicionador? Compartilho a seguir um pouco do que aprendi como farmacêutica e tricologista recomendada pela Academia Brasileira de Tricologia (ABT).


1. Consulte um especialista em cabelos para entender a origem do problema


O primeiro passo para entender o que fazer para deixar os cabelos saudáveis é buscar a ajuda de um especialista em cabelos. Assim sendo, é possível ir ao dermatologista, terapeuta capilar ou tricologista para realizar esse diagnóstico capilar.


Durante a consulta, o especialista vai avaliar a saúde dos fios e do couro cabeludo do paciente e também se inteirar sobre seu histórico. Em alguns casos, são solicitados outros exames.


Com essas informações em mãos, ele vai falar sobre as causas do problema e indicar o melhor tratamento para o caso.


Quando o cliente se queixa, por exemplo, da perda de cabelos, as causas podem ser das mais diversas possíveis. Alterações hormonais, deficiências nutricionais e tendência genética são apenas algumas delas.


Então, ao invés de buscar soluções é importante pensar na origem do problema.


2. Adote uma alimentação mais equilibrada


Quando a pergunta é o que fazer para deixar os cabelos saudáveis uma das principais recomendações se referem à alimentação.


Em tempos onde dietas restritivas fazem sucesso para quem quer perder peso rápido, é um desafio dizer que podem prejudicar a saúde dos cabelos. Mas, não se engane, algumas delas impedem a absorção de nutrientes para o bulbo capilar funcionar bem.


Como o cabelo é composto em grande parte por queratina, que por sua vez tem vinte aminoácidos, água, cobre, ferro, iodo, lipídios e zinco, é necessário consumir esses elementos.


Listo a seguir alguns dos alimentos mais aconselhados para quem quer ter um cabelo saudável e bonito:

  • açafrão, alho, chás, gengibre, maçãs e vinho tinto são antioxidantes e melhoram o crescimento dos cabelos;

  • carnes magras, cereais, oleaginosas e sementes são importantes fontes de ferro e zinco, fortalecendo a fibra capilar e proporcionando vitalidade aos fios;

  • linhaça e peixes, como salmão e sardinha, são ricos em ácidos graxos e deixam os cabelos mais brilhantes e sedosos;

  • vegetais com folhas verde-escuras, como brócolis, couve e couve-flor têm grande concentração de aminoácidos, melhorando a formação da fibra capilar.


3. Evite expor os fios a processos químicos


Costuma a colorir as madeixas, clarear os fios ou fazer alisamentos como escovas progressivas ou chapinha?


É importante saber que mesmo se tratando de soluções que deixam o visual do jeitinho que você quer comprometem as proteínas da fibra capilar. Com isso, causam ressecamento, quebra e rigidez dos fios. Os cabelos ficam danificados, opacos, pesados e sem brilho.


A dica, então, é fazer hidratações frequentes e espaçar o tempo entre a realização desses procedimentos para não danificar ainda mais os fios.


4. Trate o couro cabeludo como se fosse seu corpo ou rosto


Já caiu por terra o mito que lavar os cabelos todos os dias faz mal.


É verdade que existem tipos e tipos de cabelo, mas também é que o couro cabeludo faz parte da pele do corpo. Está aí um motivo para tratá-lo tão bem quanto cuida do seu próprio corpo ou rosto.


5. Prefira água fria para a hora da lavagem



Água quente pode parecer uma ótima pedida para um banho relaxante, mas quando o assunto é cabelo ela nem sempre é uma boa ideia. Isso porque retira a camada protetora dos fios, resseca o cabelo e estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo.


Então, por mais que lavar os cabelos com água fria nem sempre seja tão agradável, como no verão, é a escolha mais indicada.


Precisa de um bom motivo para incluir um banho frio em sua rotina saudável para cabelos? Vamos a ele: a água fria ajuda a ativar a circulação periférica e a auxiliar a irrigação dos capilares. Ponto para ela.


6. Opte por shampoo sem sal, parabenos e sulfatos


Sal, parabenos e sulfatos são agentes prejudiciais à saúde dos cabelos. Irritam e inflamam o couro cabeludo, alterando o ciclo natural do cabelo e empobrecendo os nutrientes.


Não sabe o que fazer para deixar os cabelos saudáveis quando o assunto é a escolha do shampoo? Por via das dúvidas, antes da consulta ao tricologista você pode usar shampoo infantil, que é menos agressivo e tem menos componentes químicos.


7. Aprenda como usar o secador de cabelo corretamente para manter os cabelos hidratados e saudáveis



Mesmo sendo o secador de cabelo conhecido por acelerar a desidratação da fibra capilar e comprometer a elasticidade dos fios, pode ser usado com o devido cuidado.


Para evitar o calor excessivo, o ideal é mantê-lo a uma distância de pelo menos 20 centímetros do couro cabeludo.


Vai tomar banho à noite, antes de dormir? Então, neste caso, a secagem é indispensável. Evita que se deite com o couro úmido, o que pode resultar até mesmo em fungos no couro cabeludo.


8. Não exagere no uso de shampoo antirresíduos e esfoliante capilar


Embora o shampoo antirresíduos e o esfoliante façam parte do cronograma capilar devem ser usados com cautela, de quinze em quinze dias.


São produtos tão poderosos que limpam até mesmo o que não deveriam, se usados em exagero.


9. Sempre que usar produtos no cabelo, se certifique de remover os resíduos adequadamente


Sabe quando você toma banho com pressa ou quando está tão frio que só enxagua o cabelo rápido para vestir suas roupas logo? É um hábito que pode provocar vários desgastes e danos ao couro cabeludo.


Por isso, procure remover completamente os resíduos deixados por produtos como shampoo, condicionador, tintura, hidratante e até mesmo finalizador.


Aproveite ainda para massagear o couro cabeludo durante a lavagem. Assim, o folículo é oxigenado e consegue absorver melhor os nutrientes dos fios. Uma forma de ajudar o cabelo a crescer mais.


10. Evite o estresse



Como você já deve imaginar, outro vilão dos cabelos saudáveis é o estresse. Ele provoca o aumento do hormônio cortisol, afetando diretamente o funcionamento do aparelho pilo-sebáceo.


Com isso, inibe a proliferação de novos fios. Os principais problemas decorrentes disso são a oleosidade capilar, a dermatite seborréica e a queda de cabelos. Além disso, a caspa, o embranquecimento de fios (canície) e a psoríase também são agravadas com os altos níveis de estresse.


Portanto, procure soluções para combater esses momentos de tensão pelo bem da saúde dos cabelos.


Conclusão sobre o que fazer para deixar os cabelos saudáveis


Como molduras para o rosto, cabelos saudáveis tornam o visual ainda mais atraente.


Bastam alguns cuidados com os fios e com a própria saúde para que eles fiquem cheios de vida.


Agora, você sabe como ter um cabelo saudável e brilhante.


Se ficar com alguma dúvida ou quiser marcar uma consulta, é só entrar em contato com a clínica Belle’s Estética e Laser.


Curtiu as minhas dicas sobre o que fazer para deixar os cabelos saudáveis? Compartilhe com aquelas amigas que também estão querendo fortalecer suas madeixas e sejam felizes!

0 visualização

Rua Francisco Ader 98, Capão Raso, Curitiba - PR

  • Facebook Clinica Belle´s
  • Instagram Belle´s