• Milena Coraiola

Depilação a laser: as 38 dúvidas mais comuns sobre o tratamento

Atualizado: 7 de Nov de 2019



Com a correria do dia a dia, você sente que falta tempo para cuidar do bem mais valioso que você tem? E até mesmo a rotina de depilação fica para trás? Calma, que existe uma solução realmente eficiente para otimizar seu tempo: depilação a laser.


Um tratamento estético indicado para quem cansou de métodos caseiros como a depilação com cera e lâmina e quer eliminar os pelos indesejados do corpo de forma gradual e com resultados duradouros.


A depilação a laser funciona como uma depilação progressiva, que promove a remoção de pelos do corpo nos locais que você deseja. E o melhor de tudo é que cabe em qualquer orçamento, dependendo da clínica de estética escolhida para a realização do procedimento.


Tem dúvidas se o tratamento de depilação a laser é seguro e eficaz? Ou quer saber como esse tratamento estético funciona?


Preparei um guia completo para ajudar você a esclarecer todas as suas dúvidas.


Boa leitura!


38 perguntas e respostas sobre depilação a laser


Como um dos principais serviços oferecidos aqui na clínica Belle’s Estética e Laser é depilação a laser, escuto muitas dúvidas sobre o tratamento. Então, resolvi reunir todas elas em um lugar só para ajudar pessoas como você a saberem mais sobre o assunto.


Se ainda está em dúvida se essa é a melhor escolha para a sua necessidade atual é hora de esclarecer todas as dúvidas. Confira a seguir tudo o que precisa saber sobre depilação a laser.


Vamos lá?


1. O que é depilação a laser e como funciona?


Depilação a laser é um tratamento estético realizado com a pulsão de laser sobre a região da pele a ser depilada.


Funciona a partir da emissão da luz do laser em direção à melanina do pelo - substância responsável por dar cor a ele.


Com a energia luminosa direcionada à melanina da pele, os fótons aquecem os bulbos e as hastes dos pelos eliminando a estrutura deles. Assim, as estruturas dos pelos são gradualmente enfraquecidas.


Com a repetição do procedimento, os pelos vão desaparecendo e dando aquela sensação de liberdade que muitas pessoas desejam.


No entanto, caso ocorra alguma ação hormonal ou não sejam realizadas sessões de manutenção é normal que outros pelos possam crescer.


2. Em quais partes do corpo dá para fazer depilação a laser?


É possível se ver livre dos pelos indesejados de qualquer parte do corpo, exceto a região próxima aos olhos.


Assim sendo, a depilação a laser pode ser feita em regiões como: axila, braço, buço, orelha, queixo e virilha.


3. Quais os benefícios da depilação a laser?


Os principais benefícios da depilação a laser vão além da eliminação dos pelos indesejados:


• você se sente mais livre para fazer tudo o que deseja;

• não precisa mais se preocupar em usar cera ou lâmina para remover os pelos, quando crescem, porque eles não crescerão mais como antes;

• a pele da região depilada fica mais clara, jovem e lisa;

• você fica livre dos pelos encravados e das foliculites;

• e tem mais tempo para fazer o que realmente importa.


4. É verdade que a depilação a laser é definitiva?


Apesar dessa pergunta ser polêmica, devo ser sincera em responder que não.


A depilação a laser bloqueia até 90% do crescimento dos pelos, mas não pode ser considerada definitiva. Isso porque não traz resultados definitivos para todos os pelos da região tratada: requer sessões de manutenção para que os resultados sejam mantidos.


Em todo caso, é necessária uma avaliação inicial para que o número de sessões mais indicado seja recomendado.


O que costumo dizer é que a depilação a laser não é permanente, mas duradoura.


Se você consultar um profissional que diz que ela é definitiva duvide. O mais correto seria chamá-la de depilação duradoura ou depilação de longo prazo. Pois os pelos podem voltar a crescer novamente caso ocorram oscilações hormonais ou se não forem realizadas as sessões de manutenção.


5. Depilação a laser clareia a pele?


Posso dizer que, em partes, sim.


Com a luz do laser, o procedimento ajuda a clarear a pele na região depilada porque você deixa de irritar a pele com outros métodos depilatórios.


6. Depilação a laser causa câncer?


Não, esse tipo de tratamento estético não é capaz de causar câncer no organismo.


Esse mito surgiu porque algumas pessoas confundem o laser com os efeitos nocivos dos raios ultravioletas e raios x à pele.


Enquanto os raios emitidos pelo sol penetram na pele e podem trazer danos para as células, a luz emitida na depilação a laser não penetra em camadas profundas.


Pelo contrário, identifica e destrói o que tem melanina, não afetando outras estruturas. Por isso mesmo, os resultados são mais satisfatórios em pelos negros e grossos.


7. Depilação a laser dói?


Depende do grau de sensibilidade da pele.


Ao contrário do processo de depilação com cera, a depilação a laser causa menos dores. Mas, em geral, a dor tende a ser bastante tolerável. A sensação de incômodo varia de pessoa para pessoa.


Contudo, é possível reduzir os níveis de dor com o uso de determinados aparelhos, além de pomadas anestésicas e jatos de ar frio.


8. Depilação a laser faz mal?


Quando a depilação a laser é realizada por um profissional capacitado e experiente para isso não faz mal. Mas quando não existe capacitação ou quando são seguidas as orientações pós-procedimento pode provocar algumas intercorrências como:

• formação de feridas no local depilado;

• irritação;

• manchas (hiperpigmentação e hipopigmentação);

• e até mesmo queimaduras.


9. Depilação a laser funciona mesmo?



Sim, a depilação a laser realmente funciona.


Além de remover os pelos indesejados, gradualmente, o procedimento melhora a aparência da pele, que fica mais jovem, clara e lisa.


10. Depilação a laser tira manchas?


Em regiões mais escurecidas, em decorrência de processos depilatórios com cera ou lâmina, a pele tende a ficar mais clara após as sessões de laser. Isso acontece por causa da eliminação da agressão causada pelos métodos anteriormente utilizados.


11. Depilação a laser usa gel?


Alguns equipamentos sim.


O uso do gel é feito para proteger a pele e proporcionar maior conforto e menos dor ao aplicar o laser.


12. É indicado fazer depilação a laser durante a gravidez?


Não, gestantes não devem realizar esse tratamento estético.


13. É permitido fazer depilação a laser antes dos 18 anos?


Embora não exista uma idade indicada para começar a fazer depilação a laser, o tratamento estético tende a ter mais eficácia após a oscilação hormonal da adolescência. Isso porque os pelos voltam a crescer quando ocorrem mudanças hormonais.


14. É verdade que depilação a laser danifica tatuagem?


Se a região a ser depilada tem tatuagem, infelizmente sim.


Como a luz do laser é capaz de “enxergar” cor, entende que o pigmento da tattoo é uma concentração de melanina. Com isso, danifica a tatuagem.


15. É verdade que depilação a laser pode causar queimadura?


Se não for realizada por um profissional qualificado sim!


Quem trabalha com esse tipo de tratamento precisa saber que existe uma série de cuidados a serem tomados.


Um deles, por exemplo, é em relação a peles bronzeadas, morenas ou negras, que têm maior concentração de melanina. Como o laser atinge a melanina, a chance de queimaduras e manchas tende a ser maior nesses casos.


Por essa e por todas as outras, procure fazer tratamentos estéticos apenas com profissionais qualificados.


16. Dá para fazer depilação a laser menstruada?


Dá sim, porém, durante a menstruação há maior sensibilidade para a dor. Então, o que mais recomendo é aguardar o ciclo terminar para fazer a próxima sessão.


17. Existe uma depilação a laser indolor?


Para a alegria de todos: sim, existe!


Com a chegada de novos aparelhos de depilação a laser ao mercado existem modelos bem mais confortáveis e menos doloridos. Um deles é o laser Soprano Ice Platinum, com o qual, inclusive, trabalhamos aqui na clínica de estética e depilação a laser.


18. Existe algum pacote de depilação a laser?


Sim, existe.


Como nos preocupamos em oferecer sempre a melhor experiência ao cliente, na Belle’s Estética e Laser trabalhamos com pacotes com no mínimo 8 sessões.


Como a depilação a laser é progressiva, entendemos que com 8 sessões suas chances de satisfação e sucesso também são muito maiores.


19. Fazer 3 sessões de depilação a laser adianta?


Em geral, em três sessões você já se anima em dar continuidade ao tratamento porque já vai perceber ótimos resultados. Mas em média são necessárias de 8 a 10 sessões para que os resultados sejam prolongados.


20. Homem pode fazer depilação a laser?


Sim! O procedimento pode ser feito independentemente do seu gênero e nas regiões do corpo que preferir - com exceção da área dos olhos.


21. Onde fazer depilação a laser?


A depilação a laser pode ser realizada por qualquer profissional certificado, tanto autônomos quanto em clínicas de estética e depilação.


Para quem mora em Curitiba (PR) ou nas cidades vizinhas, a dica é fazer o agendamento online de uma consulta na Belle’s Estética e Laser. Estamos localizados na Rua Francisco Ader, 98, no bairro Capão Raso.


Se tiver qualquer dúvida sobre como chegar até a clínica é só mandar um WhatsApp no número: (41) 99272-3585.


22. Quais são os tipos de luz mais usados em depilação a duradoura?


Existem vários aparelhos de depilação no mercado, mas os quatro mais usados são:

• Laser Alexandrite de pulso longo (755 nm);

• Laser Diodo de pulso longo (810 nm);

• Luz intensa pulsada;

• Laser Nd:YAG de pulso longo (1064 nm).


Cada um deles é específico para cada tipo de pelo e cor da pele.


23. Quais os cuidados que devo ter antes e depois de fazer depilação a laser?


Veja algumas recomendações de cuidados a serem tomados antes de optar pela depilação a laser:

• ficar pelo menos 30 dias sem usar um método depilatório que arranque os pelos pela raiz e usar lâmina ou creme depilatório somente se for necessário;

• depilar com lâmina ou creme depilatório a região onde vai ser aplicado o laser no dia anterior ao procedimento;

• não usar produtos bronzeadores para não correr o risco de efeitos colaterais;

• evitar o uso de maquiagem no dia da sessão de depilação a laser para que o laser “não se confunda” em relação a pigmentos;

• não aplicar nada na pele antes da sessão de laser;

• reagendar a sessão, caso precise fazer uso de antibióticos, porque eles podem aumentar a fotossensibilidade.


Já após o tratamento estético:

• evitar o uso de produtos à base de ácidos que possam causar irritações na região por pelo menos 4 dias após o procedimento;

• fazer compressas frias com água filtrada, chá de camomila ou soro fisiológico na área depilada 5 horas após o procedimento, caso sinta calor excessivo na região;

• e usar protetor solar sempre que a região for exposta ao ar livre e ao sol.


24. Quais os riscos da depilação a laser?


Já ouvi muitas pessoas se perguntarem se depilação a laser faz mal a pele ou pode causar algum tipo de reação.


Em suma, existem dois riscos envolvidos na eficácia da depilação a laser:

• pelos loiros ou claros demoram mais a ser removidos por terem baixa concentração de pigmento de melanina;

• e peles mais escuras exigem cuidados redobrados para que não sofram com manchas e queimaduras por conterem o pigmento em excesso - o alvo do laser.


25. Qual é a diferença entre depilação a laser e depilação com cera?


Existem duas grandes diferenças entre depilação a laser e depilação com cera: aplicação e durabilidade.


A depilação a laser é feita com a emissão de luz em direção ao pigmento da pele e do pelo, removendo progressivamente a raiz dos pelos.


Já a depilação com cera, com o uso de cera quente ou fria na região a ser depilada, extraindo os pelos pela raiz.


Como a depilação a laser gradualmente elimina a raiz dos pelos (bulbo), é a mais duradoura.


26. Qual é a diferença entre depilação a laser e fotodepilação (luz pulsada)?


A diferença é que na fotodepilação os pelos só são enfraquecidos e não eliminados de maneira mais duradoura, porque o aquecimento causado pela luz pulsada é menor que do laser.


Já na depilação a laser, a eliminação é bem mais eficiente e os resultados bem mais prolongados. Isso porque a luz é unidirecional e proporciona uma temperatura maior na raiz do pelo.


27. Com quantos anos pode fazer depilação a laser?


A depilação a laser é indicada para quase todas as idades: dos adolescentes aos idosos.


28. Qual é a melhor depilação a laser?


A melhor depilação a laser é aquela que:

• condiz com as condições de pele, cor e tipo de pelo do cliente;

• que causa menos dor;

• seja realizada por um profissional qualificado;

• e com aparelhos autorizados pela Anvisa.


Assim, os resultados são duradouros e seguros.


29. Quanto custa a depilação a laser?


O valor do procedimento varia, pois depende da região do corpo a ser depilada e quantidade de sessões necessárias.


Mas, de modo geral, posso dizer que é um tratamento estético que apresenta um excelente custo-benefício. Como é um método que inibe o crescimento dos pelos você não vai mais precisar ficar gastando com outros produtos depilatórios.


30. Quanto tempo dura o procedimento de depilação a laser?


A economia de tempo é uma das principais vantagens da depilação a laser. Em regiões como a axila e a virilha, por exemplo, o procedimento pode ser realizado em menos de 10 minutos. Mas isso varia de caso para caso.


31. Quem faz depilação a laser pode tomar sol?


Como a pele da região depilada estará sensível é preciso evitar exposição direta ao sol por 10 dias após o procedimento, e claro, usar protetor solar com FPS 30 ou superior.


32. Quem tem a pele negra pode fazer depilação a laser?


Sim, mas como o laser é atraído pela melanina peles bronzeadas e negras precisam ser tratadas com atenção redobrada. Isso porque a chance de manchas e queimaduras é maior, já que a melanina da pele se confunde com a do pelo.


Para contornar o problema, é possível alterar a potência da emissão de luz para que seja mais baixa e aumente a margem de segurança do paciente.


33. Quem pode fazer depilação a laser e quem não pode?


Quase todo mundo que não esteja mais satisfeito com outros métodos de depilação, como cera ou lâmina, podem aproveitar os benefícios da depilação a laser.


O procedimento beneficia até mesmo pessoas que sofrem de pseudofoliculite - os famosos pelos encravados.


No entanto, existem certas restrições: caso tenha acne, feridas, herpes, seja gestante ou esteja doente não é indicado seguir com um tratamento a laser.


34. Quem tem herpes genital pode fazer depilação a laser?


Caso tenha alguma ferida ou irritação causada por infecção oral ou herpes genital, a depilação a laser é contraindicada.


Motivo: com o calor do laser, o risco é que o problema se agrave ainda mais. No entanto, os tratamentos a laser podem ser feitos normalmente após a herpes ou a infecção oral ser curada.


35. Quanto tempo dura os resultados da depilação a laser?


O resultado da depilação a laser é prolongado, mas como cada organismo tem suas características varia de paciente para paciente.


Para quem tem pele clara e pelos escuros os resultados tendem a ser duradouros. Mas é importante saber que, caso ocorram alterações hormonais, os pelos podem voltar a crescer.


Em todo caso, mesmo após a realização de todas as sessões indicadas é necessário agendar sessões de manutenção periódicas.


36. Qual é o melhor aparelho para depilação a laser?


Embora existam vários tipos de laser usados para a depilação a laser, o aparelho mais indicado é o que condiz com a necessidade de cada pessoa.


Para quem quer eliminar pelos finos e claros o laser Alex é o mais indicado. Já quem tem pelos grossos e pretos se beneficia melhor dos efeitos do laser NdYag, enquanto que o laser diodo é recomendado a pelos médios e castanhos.


Mas para a alegria de todos hoje existe no mercado o equipamento Soprano Ice Platinum que tem estes 3 lasers juntos em um mesmo equipamento. Com ele, você não precisa se preocupar se o laser é adequado à sua necessidade: é o laser que se adapta a você e não você a ele. Exatamente por isso, é esse equipamento que utilizamos aqui na Belle’s.


Veja no vídeo abaixo uma demonstração da sessão de depilação a laser com o uso do Soprano Ice Platinum.

37. Quem tem vitiligo pode fazer depilação a laser?


Na região acometida pelo vitiligo não é recomendado aplicar laser.


Como o vitiligo altera a produção de melanina em certas regiões do corpo, tende a ser acelerado com a depilação a laser.


38. Quantas sessões de depilação a laser são necessárias para acabar com os pelos?


O tempo de tratamento depende da cor da pele e da espessura dos fios dos pelos. Algumas pessoas acabam com os pelos em apenas 8 sessões, já outras em 10. Quanto mais escura a pele maior o número de sessões necessárias.


Em geral, o que recomendo é o agendamento de no mínimo 8 sessões para que o resultado seja realmente eficaz e seu resultado prolongado.


Conclusão


Como você pode ver, a depilação a laser é a melhor escolha para quem cansou de perder tempo com tratamentos caseiros como cera ou lâmina. Progressiva e duradoura, melhora a aparência da pele e vale muito mais a pena do que usar outros métodos de depilação.


Ficou com alguma dúvida sobre esse tratamento estético?


Deixe sua pergunta aqui nos comentários para ajudarmos a esclarecê-la o mais rápido possível! Se preferir perguntar de modo privado ou quiser agendar uma avaliação para fazer depilação a laser fique à vontade: é só nos chamar no WhatsApp.

849 visualizações

Rua Francisco Ader 98, Capão Raso, Curitiba - PR

  • Facebook Clinica Belle´s
  • Instagram Belle´s